Elsaby Antunes Santos - Violinista - comemora os 50 anos de Bossa Nova

Comemoração aos 50 Anos de Bossa Nova. Primeiro movimento musical brasileiro egresso das faculdades, pois os concertos foram realizados no âmbito universitário, e com o tempo as apresentações ampliaram seu espaço ocupando bares do circuito de Copacabana, no chamado Beco das Garrafas...

Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu no final da década de 1950. Foi o primeiro movimento musical brasileiro egresso das faculdades, pois os concertos foram realizados no âmbito universitário, e com o tempo as apresentações ampliaram seu espaço ocupando bares do circuito de Copacabana, no chamado “Beco das Garrafas“.

No final de 1957, numa destas apresentações, no Colégio Israelita-Brasileiro, teria havido a idéia de chamar o novo gênero – então apenas denominado de “samba sessions“, numa alusão à fusão entre samba e jazz, através de um recado escrito num quadro-negro (provavelmente escrito por uma secretária do colégio, chamando as pessoas para uma apresentação de “samba-sessions” por uma turma “bossa-nova”). Neste evento participaram os músicos: Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Sylvia Telles, Roberto Menescal e Luiz Eça, onde foram anunciados como: “(…)grupo bossa nova apresentando sambas modernos”.