Imagem histórica do cogumelo atômico provocado pela explosão nuclear sobre Hiroshima e Nagasaki em 6 de agosto de 1945 a 9 de agosto de 1945.  Local Cidades de Hiroshima e Nagasaki, Japão Resultado As duas cidades foram destruidas, cerca de 180 mil pessoas morreram e o Japão se rendeu incondicionalmente, terminando a Guerra do Pacifico e a II Guerra Mundial.
A explosão da bomba de Hiroshima.Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki.
Guerra no Pacífico

Imagem histórica do cogumelo atômico provocado pela explosão nuclear sobre Hiroshima e Nagasaki em 6 de agosto de 1945 a 9 de agosto de 1945.

Local:
Hiroshima e Nagasaki, Japão
Resultado:

As duas cidades foram destruídas, cerca de 180 mil pessoas morreram e o Japão se rendeu incondicionalmente, terminando a Guerra do Pacífico e a II Guerra Mundial.

Combatentes:
Estados Unidos e Japão

Na manhã de 6 de Agosto de 1945, um bombardeiro da Força Aérea dos Estados Unidos (B-29 o Enola Gay), missão pilotada pelo coronel Paul Tibbets, lançou a bomba atômica “Little Boy” na cidade japonesa de Hiroshima, à qual se seguiu, três dias mais tarde, outra detonação nuclear, “Fat Man“, sobre Nagasaki.
A bomba de urânio 235 (U235), chamada de Little Boy explodiu as 08:16 da manhã do dia 6 de agosto de 1945. Morreram instantaneamente entre 80.000 e 140.000 pessoas e mais de 100.000 feridos. As estimativas do número total de mortos variam entre 140 mil e 220 mil, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. Mais de 90% dos mortos eram civis.
As explosões nucleares, a destruição das duas cidades e as centenas de milhares de mortos em poucos segundos, levaram o Japão à rendição incondicional em 15 de agosto de 1945, com a subseqüente assinatura oficial do armistício em 2 de setembro na baía de Tóquio e o fim da II Guerra Mundial.

O papel dos bombardeios atômicos na rendição do Japão, assim como seus efeitos e justificações, foram submetidos a muito debate. Nos EUA, o ponto de vista que prevalece é que os bombardeios terminaram a guerra meses mais cedo do que haveria acontecido, salvando muitas vidas que seriam perdidas em ambos os lados se a invasão planejada do Japão tivesse ocorrido. No Japão, o público geral tende a crer que os bombardeios foram desnecessários, uma vez que a preparação para a rendição já estava em progresso em Tóquio.

Inicialmente Hiroshima e Nagasaki foram escolhidas como o alvo preliminar, pois eram as regiões mais desenvolvidas industrialmente do Japão na época e os efeitos da bomba poderiam ser claramente medidos. A primeira bomba teve um rendimento explosivo aproximadamente 12.5Kt(kilotons) de TNT.
Em menos de um segundo, a bola de fogo tinha se expandido a 900 pés. A onda da explosão quebrou janelas a uma distância de dez milhas e foi sentida a 37 milhas posteriores. As centenas dos fogos, inflamadas pelo pulso térmico, combinaram para produzir uma tempestade de fogo que incinerou tudo dentro do alvo. Hiroshima tinha desaparecido sob uma espuma das flamas e um fumo grosso de nuvens espessas. O co-piloto, capitão Robert Lewis, comentou, “Meu Deus, que nós fizemos?
Aproximadamente 30 minutos após a explosão, uma chuva pesada começou a cair nas áreas ao noroeste da cidade. Esta “chuva preta” estava cheia da sujeira, da poeira, da fuligem e das partículas altamente radioativas que foram sugadas acima no ar na altura da explosão e durante o fogo. Causou a contaminação mesmo nas áreas remotas da explosão.

Veja mais:

Hiroshima e Nagasaki – 60 anos depois

Hiroshima Peace Memorial Museum
http://www.pcf.city.hiroshima.jp/

Este site está on-line para o Hiroshima Peace Memorial Museum. Ele contém um tour virtual do museu, bem como a secção que olha para a bomba atômica e da paz através dos olhos das crianças. Contém também um excelente recurso de fotos e artefatos.

Museu Nagasaki
www1.city.nagasaki.nagasaki.jp/na-bomb/museum/museume01.html

Este site está on-line para o Nagasaki Atomic Bomb Museum.Ele contém um tour virtual do museu, assim como os registros de Nagasaki Atomic bombardeamentos.

Uma bomba-Museu WWW
http://www.csi.ad.jp/ABOMB/

Este site fornece uma excelente registro do bombardeamento de Hiroshima.Incluído no site são registros históricos e memórias de sobreviventes.O site também documentos que o aftereffects(efeitos posteriores) da bomba, incluindo os problemas enfrentados pelos filhos de sobreviventes da bomba.