Dicas de Aquecimento Vocal para Coral Amador
Para o Relaxamento Facial

  • Iniciar fazendo caretas, procurando utilizar todos os músculos do rosto.
  • Articular as VOGAIS (A E I O U) forçando o Diafragma e anasalando as expressões.
  • Relaxar os lábios, prolongando a pronúncia das letras “BR
  • Pronunciar a letra “R” exageradamente para Vibrar a Língua

Para Articulação de Sílabas

  • Fale bem articulado e forte as sílabas abaixo:
ZI – SI – FI – CHI – VI – GUI – QUI
  • Pronunciar as letras bem articulado e forte como se fossem sílabas:
Z – S – F – C – V – G – Q
  • Pronunciar bem articulado, com baixíssima intensidade e lentamente.
ME – TRÚ – VÊ – JÊ – QUE – GUÊ – ZÊ – BRÊ
Para limpeza das cordas vocais e Fono-Articulação. (Fazer as leituras com articulação, respirar apenas na vírgula,“) “O mameluco maluco e melancólico meditava e a megera megalocéfala macabra e maquiavélica mastigava mostarda na maloca, minguadas e míseras miavam na moagem mas mitigavam mais e mais as meninas.Fazer uma Leitura Lenta com o texto abaixo:E há nevoentos desencantos dos encantos dos pensamentos os santos lentos dos recantos bentos, dos cantos dos conventos. Prantos de intentos, lentos tantos que encantam os atentos ventos.
RESPIRAÇÃO A respiração é representada pelos processos de inspiração e expiração. O processo de respiração é formado nas vias respiratórias e pulmões. O ar inspirado, enche os pulmões ao nível dos alvéolos. Os pulmões são protegidos pela caixa torácica, formada pelo Esterno e pelas costelas. Os movimentos são feitos pelo Diafragma e pelos músculos intercostais. Quando inspiramos, a caixa se expande e o diafragma desce, entrando o ar. Quando expiramos, a caixa volta ao normal e o diafragma sobe novamente, expelindo o ar.
  • Como funciona o Processo de Inspiração do Ar:

A inspiração é o processo de sugar o ar para dentro do organismo, para depois liberá-lo para fora do corpo através da expiração.

O ar entra no sistema respiratório pelas narinas que conduzem ao vestíbulo do nariz, onde na parte inferior contêm pêlos que servem para reter. Um desvio do septo nasal pode interferir na passagem livre do ar através da cavidade do nariz, o que pode ser corrigido cirurgicamente.
  • Como funciona o Processo de Expiração do Ar:

Expiração é o processo da respiração que promove a saída do ar dos pulmões.

Processos de Inspiração e Expiração

Durante a expiração, o diafragma e os músculos intercostais relaxam, diminui o volume da cavidade torácica, aumenta a pressão.

O pulmão diminui seu volume e aumenta a pressão intrapulmonar.

A ilustração demonstra este processo.