Em tudo dai graças!

A gratidão é uma virtude que Deus colocou no homem, mas dificilmente ele exercita, por isso precisa ser cultivada e desenvolvida; pois abre nosso coração para o reconhecimento de nossa infinita pequenez! Somos pó e ao pó voltaremos e este detalhe deixamos de notar quando recebemos uma dádiva, seja o ar que respiramos ou até mesmo a nossa capacidade de perceber o caos que encontra o mundo onde vivemos.

A gratidão quando a cultivamos, num simples ato de buscar a Deus para agradecer-lhe, nos tira do coração a condição de vítima, passamos a compreender e perdoar as falhas humanas dando-nos um aumento de responsabilidade por tudo que nos acontece.

Agradecer é o reconhecimento que gera em nós a força que precisamos para superar a vaidade, que nos conduz ao caminho das moradas celestiais, pois nosso coração anseia fazer o bem. Pedimos a Deus que faça muitas coisas em nossas vidas e quase sempre esquecemos de agradecer.

No mundo social quando alguém importante lhe dá uma oportunidade a tendência é fazermos grandes agradecimentos com festas e muitas homenagens, e quando Deus nos dá o que pedimos não agimos da mesma maneira.

A gratidão traz liberdade ao espírito, acalma a alma e sacia o coração, pois agradecer foi a maneira sutil que o Criador do universo deu ao ser humano de fazer as pazes com o céu.